Warning: Illegal string offset 'setting' in /home/demrap/public_html/wp-content/plugins/premium-list-magnet/plm.php on line 275

Reeducação Alimentar


Warning: Illegal string offset 'enable_postoptin_override' in /home/demrap/public_html/wp-content/plugins/premium-list-magnet/plm.php on line 968

Comer de forma saudável pode ser difícil se você desenvolveu maus hábitos alimentares durante toda a vida. Depois de aprender tudo mal vai ser difícil tomar as escolhas certas, mas é possível. Cada dia que passa isto é mais comum pois os hábitos alimentares degradam-se ao longo do tempo devido às comidas industrializadas que substituem cada vez mais comida cultivada de forma tradicional. É cada vez mais fácil comprar comida embalada e essa comida é cada vez mais barata em comparação aos alimentos tradicionais. Isto é mais acentuado em grandes cidades e países mais “desenvolvidos”.

As pessoas não têm tempo ou paciência para cozinhar, as mulheres jovens não têm interesse em aprender a cozinhar, todos temos muito trabalho e vidas ocupadas. É cada vez mais fácil comprar um hambúrguer do MacDonalds ou do Burger King e aquilo até não é muito caro… e até sabe bem… Infelizmente estes hábitos levam a uma má saúde. Uma das consequências visíveis é a obesidade e o excesso de peso em muitas pessoas. O que é menos visível é a destruição e a degeneração a nível celular, que depois de anos vai dar origem a um cancer, diabetes ou outras coisas menores como o colesterol e tensão arterial altas.

Em menos de 150 anos a humanidade mudou drasticamente a forma de se alimentar. Esta mudança foi principalmente por causa da industrialização e do capitalismo das sociedades. As comidas são processadas em fábricas para ter o máximo de retorno financeiro possível. A produção têm de ser rápida e os alimentos têm de ter prazos de validade longos para facilitar o transporte e diminuir perdas de dinheiro devido a produtos estragados.

As empresas gastam milhões para criar produtos que os consumidores adoram… combinações químicas que fazem as pessoas comer sem parar e voltar a comprar o produto quando o vêm na prateleira do supermercado. São estas empresas que ganham muito dinheiro e que pagam os estudos que dão os resultados milagrosos a dizer que não existe nenhuma ligação entre problemas de saúde e as substâncias tóxicas dos conservantes, corantes, pesticidas, hormonas e antibióticos que aquilo que está no seu prato comeu antes de ser abatido. Certos estudos até dizem que isso faz bem à saúde! Você acredita?

O processo de reeducação alimentar é continuo e você deve fazer um esforço para saber mais sobre alimentação saudável e saúde. Estes são alguns dos hábitos que deve criar para melhorar a sua saúde e perder peso a longo prazo.

Conhecimentos Básicos sobre Nutrição

O primeiro passo para ter hábitos alimentares saudáveis é entender o básico sobre nutrição e como os diferentes alimentos afectam o corpo e a saúde. O que são os carboidratos e o que fazem? Quais são os efeitos das proteínas e das vitaminas? Existem muitos conceitos básicos sobre nutrição que deve começar a entender.

Aprender isso é a chave para se alimentar melhor pois vão tornar as suas escolhas de comida mais fáceis.

Ler os Rótulos dos Alimentos

Um dos maiores erros que as pessoas cometem diariamente é não ler os rótulos dos alimentos. Pouca gente se dá ao trabalho de ler o que contém os alimentos que compram para tomar uma decisão mais acertada. Muitas pessoas jogam alimentos para o carrinho de compras sem ver se esse alimento têm substâncias nocivas ou não. Se você quer ter a certeza que a sua familia come alimentos saudáveis têm de começar a fazer isso.

Veja os valores nutricionais de cada alimento que compra. Vai ficar admirada da variedade de escolha que têm quando começa a ler e a analisar os rótulos da comida.

A maioria dos alimentos têm rótulos com informação sobre as calorias, valor nutritivo, conservantes, óleos hidrogenados, etc. Comece a ficar familiarizada com os diferentes nomes para açúcar, óleos hidrogenados e outras substâncias nocivas.

Escolher Alimentos

Ter um conhecimento básico de nutrição ajuda a escolher alimentos saudáveis e a evitar alimentos que lhe fazem mal. Se você sabe a diferença entre carboidratos simples e complexos vai ter mais cuidado a escolher coisas com demasiado açúcar e calorias. Estar consciente dos riscos de certos alimentos ajuda a tomar uma decisão mais acertada para você e para a sua família.

Comer de forma saudável não é comer 3 vezes por dia e não comer em outras horas. Existem pessoas que não têm tempo para comer 3 vezes por dia e existem outras que precisam de comer mais do que isso. Aprender a interpretar os sinais do seu corpo e comer o que precisa é algo que dura tempo mas que vale a pena a nível da saúde e do bem estar.

Beber Mais Água

Ser saudável não depende só do que come. Quase toda a gente bebe pouca água. Beber água suficiente é meio caminho andado para regular o apetite e diminuir os desejos de açúcar e outros alimentos que prejudicam a saúde e o visual.

Uma das coisas mais prejudiciais à saúde é beber refrigerantes ou sumos empacotados. Ambos contém quantidades exorbitantes de açúcar e são a melhor forma de chegar a problemas de digestão, prisão de ventre e criam um clima perfeito para a reprodução de fungos. Substituir toda a bebida por água é uma forma óptima de se sentir melhor e de desintoxicar o corpo. A água ajuda a desintoxicação e ao substituir outras bebidas com açúcares, cafeína e corantes por água está a evitar a ingestão desse tipo de substancias nocivas.

A reeducação alimentar é um processo continuo e deve fazer um esforço para saber o que come e ter um estilo de vida saudável. Comer bem, dormir bem e fazer exercício físico moderado são os pilares para uma saúde de ferro e um corpo bonito.

Comments

  1. Mariana says:

    Muito bom artigo! A maioria das pessoas não se quer dar ao trabalho de mudar os seus hábitos! Por isso é que se anda a saltar de dieta em dieta! Os resultados de emagrecimento que eu tive foram todos fruto de uma melhoria dos hábitos de alimentação e exercício e esses são os resultados que ficam.

  2. Alessandro says:

    As pessoas so fazem burradas, comem gorduras ai ficam gordas. Depois elas querem fazer redução de estomago. O que eu quero dizer: tenha uma vida saudável ,coma frutas no café da manha, no jantar e almoço coma bastantes verduras. Faça regime sim mais o básico, vá em uma academia e eu finalizo dizendo assim: TENHA UMA VIDA SAUDÁVEL!!!

  3. Mikael Figueiredo says:

    A vida moderna está trazendo vários prejuízos as nossas vidas, cada vez mais, estamos trocando o limão pelo vinagre, os temperos cazeiros e pelo Knor, o suco de laranja pela Fanta, o peito de frango pela salsicha e assim por diante. Estamos ficando sedentarios, incapazes de se locomover, as consequencias ja sabemos e atitudes são poucas. Gente evitem o Cancer, O diabetes e Doenças cardiovasculares. Um abraço. Mikael Figueredo. Enfermeiro especialista em nutrição.

  4. Muito boa essa matéria. Gostaria de receber uma dieta específica para o meu grupo sanguineo que O+.

Speak Your Mind

*


Warning: Illegal string offset 'setting' in /home/demrap/public_html/wp-content/plugins/premium-list-magnet/plm.php on line 339

Warning: Creating default object from empty value in /home/demrap/public_html/wp-content/plugins/premium-list-magnet/plm.php on line 501