Warning: Illegal string offset 'setting' in /home/demrap/public_html/wp-content/plugins/premium-list-magnet/plm.php on line 275

Dieta dos Pontos


Warning: Illegal string offset 'enable_postoptin_override' in /home/demrap/public_html/wp-content/plugins/premium-list-magnet/plm.php on line 968

A dieta dos pontos é uma dieta para emagrecer criada pelo Dr. Alfredo Halpern, um professor da Universidade de São Paulo. Na dieta dos pontos você deve limitar a sua ingestão de alimentos através de um sistema de pontos. Os homens devem consumir até 400 pontos e as mulheres até 300 pontos diários. Cada ponto da dieta dos pontos equivale a 3,6 calorias. Isto quer dizer que as mulheres vão ingerir cerca de 1100 calorias por dia e os homens cerca de 1450 calorias por dia.

A dieta dos pontos é uma dieta que deve seguir a longo prazo e não é uma das dietas milagrosas tradicionais que promete perdas de peso exageradas em 7 ou 14 dias. Esta dieta permite comer vários alimentos e é compatível com um estilo de vida moderno.

Uma das vantagens desta dieta é o facto de ser uma forma de reeducação alimentar pois você vai conhecendo o valor das calorias dos alimentos.

Uma grande desvantagem é ser uma dieta restritiva que permite a ingestão de poucas calorias. Para a maioria das pessoas é um grande choque e existem poucas mulheres que conseguem ingerir menos de 1100 calorias por dia.

Outra desvantagem é ter de contar os pontos e estar sempre à procura dos valores nas tabelas. Pode tornar-se maçador e algumas pessoas ficam obsecadas pelos valores dos pontos, como certas pessoas que só querem alimentos light, diet e sem açúcar. Como eu já falei não é saudável ingerir substitutos de açúcar como os que estão nos refrigerantes light ou zero. Não vou entrar por ai neste artigo, mas existem certos alimentos e bebidas que devemos cortar completamente da alimentação para ter uma vida mais saudável.

Comer alimentos com poucas calorias não garante uma dieta saudável. É importante saber que muitos dos produtos light que se encontram nos supermercados e cafés são um negócio para que vende e para o consumidor final a diferença é mínima e estes produtos podem até ser mais prejudiciais á saúde. Quando começar a identificar os constituintes dos alimentos através do que diz nos rótulos das embalagens vai ver que existem muitos sinónimos para açúcar (dextrose, fructose, etc) e existem muitos adoçantes sintéticos que prejudicam em muito a saúde. Os adoçantes sintéticos provocam cancer ou cancro.

A dieta dos pontos têm sucesso porque permite comer feijoada, hambúrguer, maionese, batatas fritas, etc… tudo que quiser. O que é necessário é manter o equilíbrio diário das calorias. Você pode comer tudo e fazer extravagâncias mas deve ter atenção à quantidade que come. Se come feijoada num dia então deve comer menos no resto do dia para compensar a extravagância.

Um dos problemas da dieta dos pontos é que dá a liberdade do dietista escolher o que come. Ao manter a ingestão de calorias limitadas e escolhendo alimentos como hambúrgueres ou alimentos processados muitas pessoas acabam por ter uma dieta baseada em produtos com baixo valor nutritivo e alto valor calórico. Isto é cada vez mais frequente hoje em dia, pois com as vidas agitadas nas cidades modernas a comida é cada vez mais rápida e a comida mais barata é a de plástico, que cada vez têm mais adeptos.

Seja pelo preço, conveniência ou sabor, estes tipos de alimentos estão cada vez mais populares. Se você limita a sua ingestão de calorias seguindo a dieta dos pontos e come porcaria você fica em risco de ficar subnutrido. Este é um risco sério e pode levar a grandes problemas de saúde pois debilita o sistema imunitário em pouco tempo. Se você sentir fraqueza e pegar alguma doença pode partir do principio que está a sofrer esse efeito.

Dar liberdade total a um obeso escolher o que pode comer é má ideia, pelo simples facto da pessoa ser obesa. Se chegou a esse peso é porque têm dificuldade em escolher uma combinação de alimentos saudáveis. Comer os alimentos favoritos (que na maioria das vezes são coisas prejudiciais à saúde) faz a pessoa atingir o limite de pontos num instante e depois deixa de comer o que o corpo realmente precisa para manter a imunidade e as células alimentadas.

Para emagrecer e construir saúde é preciso começar a sua reeducação alimentar. Isso evita que você perca tempo com dietas milagrosas e evita entrar no ciclo vicioso de perder e ganhar peso. Assim chega logo à solução certa… esta não é a mais fácil pois precisa de investir tempo para ler sobre o assunto e o mais difícil: é preciso pensar um pouco e mudar os maus hábitos. Você é que faz a escolha: ou vai pelas dietas milagrosas e fica mais gorda, ou investe o seu tempo e atenção para aprender a ser mais saudável e perder peso de forma permanente. O que é que vai ser?

Gordura Trans

A dieta dos pontos diz também para evitar a gordura trans. A gordura trans é uma gordura que engorda muito deve evitá-la a todo o custo. Esta gordura é tão prejudicial pois é uma gordura que foi manipulada quimicamente. Esta gordura sintética ajuda a preservar os alimentos durante mais tempo. Como já falei em outros artigos a única razão pela qual as empresas que fabricam estes produtos necessitam de um prazo de validade longo é para ter um retorno financeiro maior. Quando os alimentos não se estragam tão rápido eles podem transportar os alimentos para mais longe e os produtos podem estar na prateleira de um armazém ou de um supermercado durante mais tempo. Assim têm menos desperdício de produto e ganham mais.

O facto da gordura trans ser uma gordura manipulada quimicamente torna-a uma gordura sintética pois ela não existe na natureza. Estas gorduras têm efeitos nos sistemas hormonais, alteram o colesterol (um efeito secundário da primeira) e são conhecidas por facilitar o aparecimento de cancer.

Se a dietista seguir esta regra corre um perigo menos de se alimentar só com comidas de plástico. Esta é uma das regras mais importantes desta dieta, que certas pessoas tendem a esquecer porque lhes facilita muito a vida e assim podem comer aqueles alimentos bem gordurosos de que tanto gostam.

A gordura trans encontra-se em muitos alimentos industrializados: biscoitos, hambúrguer, pratos prontos, molhos, etc. A gordura trans é gordura dos alimentos que é tratada com conservantes, por isso pode estar em todo o lado. Identificar a gordura trans é o mais difícil, os fabricantes de comida têm dúzias de nomes diferentes e dúzias de gorduras trans diferentes.

Produtos Integrais

A dieta dos pontos têm outro ponto positivo que é essencial para uma boa saúde: trocar os produtos refinados por produtos integrais. Os produtos integrais são mais ricos em nutrientes e têm menos calorias. Além de terem menos calorias estas calorias são transformadas mais facilmente em energia do que serem transformadas em reservas de gordura. Na dieta ainda pode comer arroz branco e pão branco se seguir os pontos, mas eu recomendo criar a regra de comer tudo integral. Pelo menos no início você têm de criar disciplina na dieta, começar dietas para emagrecer a pensar em comer as porcarias que fizeram você engordar não dá bom resultado.

Comments

  1. Cláudia Varela says:

    Boa noite. Tenho uma filha de 7 anos que tem o peso acima da media, mas EH bem alta mais ou menos 1,40mt. Fiz no pediatra o imc, que deu 21 e esta acima do peso. O normal para idade dela e 19(IMC). Peço orientaçao para equilibrar o seu peso atraves de uma dieta de pontos que seja facil de cumprir, pois ela estuda periodo integral das 8 as 16hs de segunda, terça e quinta; na quarta e sexta ate as 12hs. Nos dias de periodo integral ela toma 2 lanches um de manha antes do almoço e outro a tarde e almoça na escola. Nos outros dias toma o lancha da manha na escola e almoça em casa. Ela adora chocolate e frituras. Tenho outro filho mais velho que e magro e come de tudo, ela reclama quando dou para ele determinado alimento e nao dou a ela. O que fazer? Muito obrigada, Claudia Lemos Varela

  2. Clau says:

    Boa tarde! Será que poderiam me orientar sobre quantos pontos devo comer. Tenho 33 anos, 1.64de altura e peso 78 kg. Estou quase obesa e pra piorar a situação não estou podendo fazer atividade fisica, pois estou com fasceite plantar no pé direito e não consigo firmar o calcanhar. Fui proibida de fazer qualquer atividade fisica. Por isso peço ajuda pra saber quantos pontos devo ingerir sem estar fazendo atividade fisica. Desde já agradeço!

  3. Stefani says:

    Boa tarde, gostaria de uma orientação em relação a uma dieta mais adequada, não tenho muita paciencia para exercicios ou dieta, mas não estou satisfeita com meu peso atual. Gostaria de uma dieta rápida, pois para manter o peso depois acho mais facil. Tenho 1,68mts e 72,5 kg. Obrigada.

  4. Denise Nunes says:

    Boa tarde, gostaria de uma indicação mais apropriada. Estou acima do peso no momento não estou podendo praticar exercícios devido a esporões calcaneos e sindrome do tunel do carpo. Tenho 50 anos, 1,68 estou com 89kg. Tomei remédios a base de corticoides. Obrigada.

Speak Your Mind

*


Warning: Illegal string offset 'setting' in /home/demrap/public_html/wp-content/plugins/premium-list-magnet/plm.php on line 339

Warning: Creating default object from empty value in /home/demrap/public_html/wp-content/plugins/premium-list-magnet/plm.php on line 501