Como Emagrecer – Motivação e Mentalidade

Ter sucesso em qualquer programa de emagrecimento requer mais do que o seguimento das regras nutricionais, requer estar no estado de espírito certo. Todas as nossas acções são governadas pelos nossos pensamentos. Se é verdade que os pensamentos criam a realidade, então é obrigatório criar um ambiente que vai apoiar um plano de refeições que garante o sucesso para emagrecer rápido.

Limpe a Sua Mente

Para ter sucesso no emagrecimento você têm de limpar a sua mente de todas as informações e exageros dos media. Isto quer dizer que não deve acreditar em tudo o que ouve dos chamados “especialistas” em saúde e nutrição que aparecem na televisão, na rádio, nos livros e especialmente nas revistas.

Esqueça todas as dietas que já experimentou e lembre-se que o que ensinamos aqui é diferente das dietas milagrosas para emagrecer, o programa que ensinamos aqui vai ajudar você a perder peso de forma permanente enquanto melhora a sua saúde em geral.

Se os velhos hábitos lhe trazem à mesma situação – excesso de peso, falta de saúde e infelicidade – então tem de mudar a forma como enfrenta o problema.

Acredite no Que Faz

Para ter sucesso a emagrecer você precisa de acreditar em você mesma. Pode mudar os hábitos. Pode sentir-se bem. Pode mudar o estado da sua saúde e do seu peso.

Esqueça todas as dietas que já tentou. Este é um dia novo e uma nova forma de encarar as coisas. Desta vez o objectivo é a saúde em geral.

Quando você começa a fazer uma mudança de estilo de vida, vai encontrar pessoas que tentam sabotar os seus hábitos saudáveis para se sentirem melhores. Você sabe das pessoas de quem estou a falar – aquelas que dizem, “Oh, só um não te vai fazer mal.” ou dizem “Comer assim não é maneira de viver.” Vamos lá ver: sentir-se mal todos os dias, por a saúde em risco ao por quilos de gordura no corpo, não ter a capacidade de pegar nos filhos ou nos netos e evitar certas actividades por ter limitações físicas ligadas à obesidade é que não é forma de viver.

Você deve acreditar na sua nova forma de viver e naquilo que está a fazer por si própria… e não deixe que ninguém diga o contrário.

Eliminar Pensamentos Negativos

Tal como acreditar nos seus objectivos é muito importante libertar-se dos pensamentos negativos. Se você já pensou “Mas o que é que adianta? Eu vou ganhar o peso de volta à mesma!”. Pare logo ai! Você já acabou com o jogo das dietas para emagrecer.

Esses pensamentos negativos são pensamentos da pessoa que você era antigamente, não são os pensamentos de pessoa nova que você é, mais saudável e mais positiva.

No momento que você estiver a pensar, “Eu sei que vou falhar,” deve dizer “Eu sei que posso mudar os meus hábitos alimentares e a minha vida com sucesso!”.

Se você repetir esta frase pelo menos 5 vezes por dia ou utiliza essa frase para substituir qualquer pensamento negativo, eu garanto que você se vai começar a sentir mais positiva e mais confiante sobre os seus esforços de conseguir ter um estilo de vida novo.

Comprometa-se a Fazer o Trabalho

Pense no maior objectivo que já conseguiu alcançar. O que é que foi preciso para atingir esse objectivo? Meses de horas extra para conseguir uma promoção no trabalho? Horas a ajudar o seu filho a aprender alguma habilidade nova? Anos de treino para ter sucesso num desporto ou num hobby? Atingir um objectivo requer muito trabalho, compromisso e dedicação. Atingir os seus objectivos de saúde e de estilo de vida requer trabalho. Mas através de experiências anteriores você sabe que pelos resultados vale a pena.

Criar Objectivos e Afirmações Positivas

Antes de começar a implementar as dicas de alimentação e de estilo de vida que falamos aqui, escolha 3 afirmações que lhe ajudam a sentir-se melhor. Repita estas afirmações pelo menos 5 vezes por dia – não precisa de dizer alto, basta dizer as frases no pensamento – talvez de manhã enquanto escova o cabelo, no carro enquanto vai para o trabalho, à tarde enquanto vai para casa e à noite antes de ir dormir. Quanto mais vezes disser, melhor. Estas afirmações vão fazer você sentir-se melhor e assim fica motivada para manter os seus novo hábitos alimentares.

Imagine como se vai sentir bem quando diz afirmações como estas ao longo do dia:

  • Eu sou uma pessoa confiante, disciplinada e consigo atingir qualquer objectivo.
  • Comer alimentos frescos e completos faz-me sentir melhor e ficar mais bonita.
  • Amo a minha vida, cada dia é uma bênção.

A melhor forma de escolher as suas afirmações é escolher 3 ou mais objectivos e depois torna-os em afirmações positivas. Por exemplo, se um dos seus objectivos é ter mais tempo para fazer exercício, então uma das suas afirmações positivas pode ser “Eu tenho tempo suficiente no meu dia para tratar da minha saúde.”

Escolha três objectivos pessoais importantes e crie três afirmações positivas para si. Depois de escolher essas afirmações, deve escrevê-las num cartão e andar sempre com esse cartão.

O meu cartão de afirmações está na minha carteira. Eu não mostro o meu a ninguém, mas quando eu tenho pensamentos negativos durante o dia, pego no cartão e repito as minhas afirmações as vezes que forem necessárias para sair dessa mentalidade negativa.

Eu também repito as minhas afirmações quando acordo e antes de me deitar. Desta forma, eu começo e acabo o meu dia com uma sensação positiva e inspirada.

Acredite quando lhe digo que sem as afirmações positivas a minha jornada para a boa saúde não teria sido possível. Isto foi o que me ajudou a mim e a milhares de pessoas a atingir os seus objectivos.

Comments

  1. Vanessa says:

    Olá tudo bem? A dieta até tem dado certo mas agora tenho andado com preguiça e só tenho comido porcarias mas enfim agora vou voltar a rotina normal da dieta e cortar algumas coisas outra vez.
    O teu blog esta muito bom, tem muitas coisas boas e importantes que é bom saber, continua assim.
    Eu não tenho facebook, já tive mas é uma coisa que não ligo muito, mas parabens pela quantidade de fãs que já tens.
    Bjinhos =)*

  2. Jennifer says:

    Maravilhoso texto. Único. Muito obrigada!!!

  3. Rosana says:

    Gostei do texto, não custa nada tentar. Daqui uns dias volto com resposta.

  4. Rosa Maria says:

    Adoreeeeeiiii o texto… Me enchi de coragem e confiança. Depois conto como me sai. Bjs.

  5. Thamires says:

    No meu caso eu estou acima do peso mais toda vez qui eu tento fazer uma dieta eu caio na tentaçao e eu nao faço exercicios fisicos eu fico em casa o dia intero e nao faço nada o que eu posso fazer para acabar com isso ?

  6. Mariele Andrade says:

    Estou começando a minha dieta hoje! A meta é emagrecer 7 kilos… Preciso de ajuda, mais estou confiante. Adorei o site.

  7. Melissa says:

    Li esse texto e gostei muito!! Parabens. Vou começar minha dieta hoje!! Espero muitissississimo que adiante! Quero emagrecer 20 kilos! Eu acho que vai ser meio dificil emagrecer tudo isso mas estou confiante e vou tentar! Adorei as dicas… Beijokas

  8. Gislaine says:

    Muito bom ter pessoas usadas por DEUS assim como você!!! Por palavras assim que pessoas estão melhores espiritualmente e consigo mesmas e se amando mais…. OBRIGADA!!

  9. Selia Mees says:

    Oi… Quero começar uma dieta saudável, sou uma obesa e preciso emagrecer 38,50kilos para mim ser normal… Preciso de ajuda não consigo sozinha…

  10. Lidiane says:

    Olá meu nome é Lidiane e quero te dizer que amei seu texto muito bom, estou atualmente com 73k e meço 1.58 preciso emagrecer urgente, pois fiz uma cirurgia na coluna e o medico recomendou mas não consigo de jeito nenhum já tentei varias dietas. Mas vou tentar fazer o que você disse no texto estando motivada, tudo flui. Gostaria de saber se andar de bicicleta ergométrica faz perder barriga?

  11. Katina Cristina de Souza says:

    Adorei o texto! Eu quero emagrecer, mas que devo fazer para emagrecer de forma rápida e saudável. Eu peso 70 quilos e eu estou obesa.

  12. Paula Renata says:

    Sabe tenho uma grande dificuldade de perder peso desde os meus 8 anos de idade. Sempre fui a gordinha da familia e nunca pude falar. Visto 40 sempre, foi no 44 e 46. Sabe preciso de ajuda para que eu tenha o incentivo necessário para ter força para aguentar essa batalha pela frente.

    • Emagrecer says:

      O incentivo tem você de criar. É preciso tomar acção pois as coisas não acontecem sozinhas.

  13. Jurema says:

    Nossa que materia ótima. Vocês poderiam falar sobre a alimentação para adolescente? É muito dificil hoje em dia eles comerem de forma certa, meninas e meninos são mais vaidosos e tem pessima maneira de comer por causa da midia.

    • Emagrecer says:

      Hoje em dia a comunicação social manipula todas as pessoas para uma alimentação mais processada e conservada. As grandes empresas ganham mais vendendo estes produtos independentemente das consequências para a saúde das pessoas (crianças, jovens ou adultos). A única forma de combater esse problema é com uma educação alimentar que se faz através da leitura da matéria que divulgamos no nosso blog. Os pais tem de educar os filhos para ter uma alimentação saudável ou as consequências são doenças graves e mortes prematuras.

  14. Katharyne says:

    Por que é tão difícil seguir uma dieta?

  15. Raquel Gomiz Mateo says:

    Bom dia! Eu gostaria de dicas para emagrecer um pouco mais rápido. Tenho uma alimentação bem balanceada, evito algumas gorduras, como mais carnes brancas e grelhadas e muitas verduras, arroz integral e bebo muita agua e suco natural. Pratico musculação há 3 meses, mais com tudo isso só tive perda de 2,5 kilos. Tem uma forma mais rápida para eliminar ou estou no caminho certo e logo estarei com o corpo desejado? Obrigado e adoro seus artigos.

    • Emagrecer says:

      Oi Raquel! A perda de peso de 2,5 kilos é boa. Deve ter em conta que o músculo pesa mais do que a gordura. Como você vai ao ginásio ganha massa muscular que aumenta o seu peso enquanto a gordura que perde lhe tira peso. Você perdeu mais do que 2,5 kilos de gordura mas não é visivel na balança porque ganhou músculo. Esta é a melhor forma de emagrecer porque quanto mais músculo você tem, mais calorias o seu metabolismo queima e mais fácil é emagrecer.

  16. Veronica Souza says:

    Eu sou uma pessoa que não consigo para de comer e só como porcarias que me faz engordar. O que eu faço para me controlar e perder alguns quilos?

  17. Ariane dos Santos Marinho says:

    Tenho a certesa que este texto vai mudar a minha vida. Estou com 76kilos, tenho probema de coluna, sou hipertença, tenho que perder muitos quilos urgente. Já tomei posse da minha vitória.

  18. Ludimilla says:

    Acabei de conhecer seu site.
    Parabéns pelo texto e pela inicitativa.

  19. Nica says:

    Já é noite e estou fadigada de tanto comer. Depois de comer me sinto mal e com culpa. Preciso emagrecer 28 kg. Por favor me ajudem a incentivar-me. Vou tentar amanhã depois te conto.

    • Emagrecer says:

      Oi Nica. Enfardar quilos de comida e vir fazer queixinhas não vai dar resultado para emagrecer. Qualquer pessoa que emagrecer faz um esforço para mudar os seus maus hábitos. Choramingar e fazer-se de vitima não ajuda.

      • Stella says:

        Cinceramente eu não concordo com você Speak Your Mind, porque se ela tem suas dificuldades e precisa de ajuda, o que não vai ajudar mesmo é pessoas a desmotivando e falando que nada do que ela está tentando fazer não vai adiantar. Se ela não tá conseguindo a única coisa que você pode fazer é dar dicas de como se perder peso já que você pode falar isso pra ela!

        Eu acho que tudo está certo aqui, mas tem pessoas que precisam de mais para conseguir o que querem realmente… Tem gente que quer perder 12 quilos, 16, 17 e assim por diante. Eu só quero perder 8 quilos… Mas do mesmo jeito você esta indo muito bem pois tem gente que não sabe o significado de perder peso bem, pois algumas mulheres vão tão além do que precisam que acabam anoréxicas e anémicas, o que não está certo. Mas eu vou usar suas dicas sim.

  20. Elisiane says:

    Olá, estou começando mais uma dieta, tenho dificuldade em mante-las por muito tempo, espero que desta vez seja diferente.
    O texto é maravilhoso fiquei muito motivada, achei muito interessante as dicas motivacionais.
    Vamos lá rumo a -20 kilos.

  21. Rosy Raicle says:

    Nossa… Muito bom o texto. Muito obrigada pela dica, foi muito importante para mim. Tenho 29 anos e estou pesando 73 kilos. Antes de engravidar pesava 60 kilos, e não estou conseguindo voltar. Vou usar a sua tática e vai dar certo.
    Obrigada, e volto para contar como estou indo na minha vida nova.

  22. Elisama Maria says:

    Oi. Eu tenho 33 anos, 1,58 de altura e peso 69kgs. Sou muito triste pois, sei que meu esposo gostaria que emagrecesse, mas não consigo. Pois tenho óvario polimicrositos e isso dificulta ainda mais. Espero que com o seu blog eu tenha mas força. Beijos a todas, volto para contar se conseguir.

  23. Miquelina says:

    Olá, meu nome e Miquelina e eu tenho apenas 14 anos e sofro muito com o meu peso. Eu tenho 163 de altura é peso 68. Me sinto muito mal pois nessa idade que estou e uma fase de saidas com amigas e conhecer novas pessoas, mais eu não saio muito com minhas amigas porque tenho vergonha de mim de um certo modo. Elas me ajudam falam que eu não tou gorda, mas eu sei que estou acima do meu peso certo e não me sinto bem comigo mesma. Então achei melhor pesquisar com cuidado porque sei que dieta é uma coisa séria. Por um acaso encontrei esse maravilhoso blog e hoje mesmo vou criar as minhas frases positivas e me esforçar mais porque sei que todos nós conseguimos chegar onde queremos! :] Agradeço muito ao seu blog porque me abriu os olhos e ver a minha vida de um modo diferente, logo, logo mandarei noticias. Bjs :D

  24. Rodrigo says:

    Bom dia, achei excelente o conteúdo. Gostaria de anexar ao material que entrego aos pacientes.
    Se me permitirem, claro. E como faço para colocar a referência bibliográfica?

    Um forte abraço.

    • Emagrecer says:

      Caro Rodrigo, pode partilhar com os seus pacientes à vontade. Como referência bibliográfica basta um link para o nosso site.

Speak Your Mind

*