Abdominais para Perder Barriga

O que é necessário para perder barriga e ter abdominais definidos? Será que é preciso fazer centenas de abdominais por treino? Quantas vezes por semana e quanto tempo é que vai demorar até ficar com uma barriguinha lisa?

Quando as pessoas me perguntam como podem perder barriga e ter abdominais, começam a falar de todos os exercícios para abdominais e outros exercícios que vão fazer durante horas e horas, semana após semana… sem ver resultados tangíveis.

A primeira coisa que eu digo é que provavelmente já tem abdominais razoavelmente desenvolvidos. Quem esteve no ginásio durante algum tempo os abdominais estão lá… mas estão escondidos… cobertos de gordura.

Na realidade o que as pessoas querem saber é o que tem de fazer para os abdominais ficarem visíveis. O mais importante é conseguir eliminar a gordura à volta da barriga.

Logicamente que o factor mais importante para perder barriga é a alimentação. Uma um regime alimentar saudável e equilibrado é essencial, mas não é sobre dietas para emagrecer que vou falar neste artigo pois já falei nisso em vários outros artigos sobre como emagrecer rápido, já dei várias dicas para emagrecer, os princípios de uma dieta saudável, a importância de beber água, evitar o consumo de álcool, conhecer os açúcares e os adoçantes, etc. O processo de educação ou reeducação alimentar deve ser continuo e ter um interesse na matéria é meio caminho andado para ter uma vida saudável e perder gordura.

O Mito da Gordura Localizada

Primeiro que tudo temos de perceber como o corpo elimina a massa gorda. O nosso código genético, produto de centenas de milhares de anos de evolução, foi-se adaptando para que as nossas hipóteses de sobrevivência sejam sempre as melhores. A gordura é nada mais do que uma reserva de energia para o caso de alguma emergência. Se passar-mos fome durante semanas, vamos queimando as nossas reservas de músculo e de gordura para sobreviver.

Fazer exercícios abdominais não queima a gordura da barriga tal como fazer exercícios de pernas não queima a gordura das pernas. O corpo têm um “mapa de gordura”, onde ele vai buscar gordura nas alturas que precisa. Primeiro vai aos depósitos maiores que são as ancas e as cochas… e por norma o último lugar onde vai buscar gordura é na barriga. É a gordura mais teimosa, especialmente para quem quer tirar tudo.

10.000 Abdominais… Não Há Necessidade…

Fazer centenas de abdominais não vai ajudar a perder barriga, pode até fazer ela parecer maior devido ao aumento do músculo. Para perder gordura deve fazer exercícios compostos que queimam mais calorias por trabalharem vários conjuntos de músculos ao mesmo tempo.

Estes exercícios tem um benefício redobrado pois fazem o corpo queimar mais calorias durante pelo menos 48 horas. Ao fazer exercícios compostos são utilizados todos os grupos musculares e depois do treino o organismo têm de “reparar” os tecidos danificados dos músculos. Durante esta recuperação são são criadas novas fibras musculares e as outras são reparadas, para isto é necessário energia que pode ser tirada dos alimentos e das reservas de gordura.

Outra vantagem de aumentar a massa muscular é que o metabolismo basal aumenta e assim você queima mais gorduras mesmo estando em repouso. Basta fazer estes treinos com exercícios compostos 3 vezes por semana para estar num estado de queima de gordura constante.

“Mas eu Não Quero Ficar um Monstro!”

A primeira reacção da grande maioria das mulheres é dizer que não querem ficar com músculos ou como o Arnold Schwarzenegger. Não se preocupe porque não vai ficar assim. Desenvolver músculos é muito mais difícil do que parece e requer muito esforço.

Devido ao sistema hormonal os homens tem muito mais facilidade em desenvolver os músculos e mesmo assim é muito difícil ficar com músculos exagerados sem a utilização de suplementos alimentares e outras substâncias.

Mesmo quem vai ao ginásio com toda a motivação e se esforça ao máximo não vai ficar com músculos demasiado desenvolvidos. Quando realmente ganhar músculo e achar que é suficiente basta manter o ritmo e não aumentar as repetições ou o peso.

O que se passa muitas vezes é que quem quer perder gordura e quem quer saber como perder barriga não está para fazer muito esforço. Agora pergunte a si mesma se realmente está disposta a suar um pouco para atingir os seus objectivos.

Exercícios Compostos vs. 1.000 Abdominais

Numa fase inicial em que fazemos exercício físico estamos a estimular o crescimento muscular. Os músculos dos abdominais crescem um pouco e passado alguns meses atingem o seu tamanho máximo consoante os exercícios feitos.

Muitas pessoas vão aumentando a quantidade de abdominais, chegando a números absurdamente altos como 100, 200 ou 300 abdominais por treino. Depois de um certo ponto o corpo já está habituado a esse exercício e aumentado as repetições não vai trazer mais crescimento ou mais resultados.

O problema destes exercícios é que queimam poucas calorias mesmo fazendo muitas repetições e tornam-se uma forma ineficiente de gastar o seu tempo de treino. Os melhores exercícios para gastar mais calorias e ter um desenvolvimento muscular maior são os exercícios compostos como o agachamento, peso morto, elevações, etc (Geary 2008, 6).

A maioria das pessoas evita este tipo de exercícios porque eles são mais pesados e são mais cansativos do que os abdominais. Quando vou a um ginásio não vejo muitas mulheres a fazer este tipo de exercícios, mas da próxima vez que for ao ginásio tome nota e avalie o corpo das mulheres que os fazem.

Logicamente que é necessário um certo desenvolvimento muscular par ter abdominais visíveis e definidos, mas no final de contas o mais importante é a percentagem de gordura que têm.

Geralmente os homens precisam de ficar abaixo dos 10% ou 11% de gordura para se ver os abdominais e ficam mesmo à mostra com 7% ou 8% de gordura. As mulheres têm de ficar abaixo dos 16% a 19% de gordura para se verem os abdominais.

Esses números podem variar um pouco pois a distribuição de gordura é diferente em todas as pessoas. Algumas pessoas podem até precisar de uma percentagem de massa gorda ainda mais baixa para que seja possível ver os abominais.

Os homens tendem a acumular mais gordura na zona abdominal e as mulheres tendem a acumular mais gordura nas ancas. Para saber qual a percentagem de gordura que precisa de perder têm de fazer a medição da percentagem de massa gorda do seu corpo.

Comentários

  1. Gilgleice Stéfano diz

    Boa tarde! Estou gostando muito do que estou lendo nesse site. Mas por favor queria muito saber o que é exercício composto, para eu começar fazer, já que detesto abdominais. Me dá uma dica. Obrigada e parabéns. Suas informações são nota 10.

    • Emagrecer diz

      Os exercícios compostos trabalham vários músculos ao mesmo tempo. Alguns exemplos de exercícios compostos são flexões, agachamentos e elevações.

  2. Felerina Monita de La Costa diz

    Muito bom! Tinha um corpo gordo mas com curvas definidas. Queria emagrecer e para fazer musculação consultei esta pagina e consegui perder 10 kg. Fiz as recomendadas abdominais e musculaçao. Hoje sou diferente e meu marido aprovou demais. Ele axou uma otima ideia!

  3. Jhuly diz

    Boa noite! Fiquei sabendo que existem tipos de abdominais alguns para queimar e para definir, na minha situação eu gostaria de queimar as gordurinhas indesejáveis que tenho na barriga, mas os abdominais que faço parecem que estão definindo e não queimando. Faço uma caminhada de 1 hora por dia. Estou tentando fechar boca evitar porcariada e comer uma escomadera de arroz e uma concha de feijão, com salada e bife. Estou bebendo bastante agua, estou tentando evitar também de beber refrigerantes. Será que voce poderiam me ajudar a perder essa barriguinha?

  4. Gaby diz

    Olá. No verão do anopassado eu pesava 60 kg e cheguei até 46 kg em 7 meses. Simplesmente parei de comer tudo, minhas refeições eram aguá ao inves de refri, parei de comer doces principalmente o chocolate e parei ttambém de comer gorduras. Não fazia nenhum tipo de exercicios, foi então que prejudico minha saude eu fiquei com anemia, começei a fazer exercicos e a me alimentar bem mais também comidas saudaveis. Também comecei a fazer abdominais e a fazer exercicios para perder culotes e definir a coxa, só que sou uma pessoa bem priguiçosa e parei. Hoje tenho 50 kg e a minha barriga voltou ao normal. É gordinha ainda, mais eu como muito pouco tenho dificuldades para engordar e emagrecer também, e gostaria de fazer algum tipo de exercicio para perder essa barriga. O que faço?

  5. Aurea Isabel dos Santos diz

    Olá! Eu so Aurea, tenho 17 anos e amei este site. Eu tenho algumas gorduras localizadas na barriga e gostaria de perder. Não sei o que faço, me ajuda, será que abdominais vale apena fazer?

  6. Vera diz

    Oi! Gostei muito das dicas que acabei de ler. Eu quero saber mas como perder a barriga sem perder as ancas. Sempre que perco peso, primeiro são as ancas. Ai fico com corpo feio pois tenho muito seios e quero ficar também com boas coxas. Pode me ajudar?

  7. Laraissa diz

    Olá! Essas dicas são maravilhosas! Agora o meu corpo vai ficar em forma e do jeito que eu queria que ele ficasse!!

  8. Anderson diz

    Olá. Olha gostei muito das dicas e pretendo coloca-las em prática. Tenho 30 anos e estou fora do meu peso ideal. Tenho saliência abdominal (gordura na barriga) devido a anos trabalhando como garçom e aproveitando a folga para beber cerveja e comer tudo o quanto era de besteira. Agora estou decidido a mudar… A idéia dos exercícios compostos foi muito boa e gostei muito, posso fazer em casa? Alguma idéia? Ou tenho mesmo que procurar uma acadmia?

    Hoje desenvolvo outra atividade, passo quase 8 horas sentado no computador que sinto que está prejudicando minha circulação. Gostaria de receber alguma dica em especial a essa minha atividade! Obrigado e parabéns pela pagina!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *